João Esteves de Almeida

João Esteves de Almeida nasceu no dia 2 de Junho de 1920 na Vista Alegre.
Pintor cerâmico de primeira, trabalhou a vida toda na Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre, onde chegou a Encarregado da secção de pintura.
Concluiu o antigo 5º ano na Escola Comercial e Industrial de Aveiro frequentando as aulas à noite.
Foi actor, começou a representar com apenas nove anos.
Pintou cenários, fez de contra-regra, encenador, escreveu quadros de revista, foi ensaiador de pequenos e graúdos e fez adaptação de peças. Tudo no Grupo de Teatro Ribalta da Vista Alegre.
Na década de sessenta teve um convite do grande actor e empresário Erico Braga para ir trabalhar no Parque Mayer. Recusou por ter a vida organizada na Vista Alegre e o seu amor pela sua terra falou mais alto.
Uma das suas grandes paixões foi a pintura. Fez diversos trabalhos em porcelana, azulejos e telas, estas a óleo.
É o autor da letra do Hino da Vista Alegre com música de José Vidal.
Escreveu diversas letras que foram musicadas por diversos músicos principalmente Armando Carlos.
Participou em diversos festivais da canção com as canções: Errante, Dias de Hoje, Noite que nunca vivi, Além do arco iris, entre muitas outras.
Em 2000 fez-se um cd não comercializado de gravação artesanal por João Balseiro onde declama poemas da sua autoria, bem como de poetas como: Florbela Espanca, Júlio Dantas, José Gomes Ferreira e António Lopes Ribeiro.
Em 1997 foi galardoado com o Leme do Teatro atribuído pela Associação Cultural e Desportiva “Os Ílhavos”.
É um dos autores representados na Antologia de Poetas Ilhavenses organizada por Jorge Neves
Editou os Livros: “Poemas” no ano de 1992; “A luz branco do luar” em 1995 que é um livro de memórias; “Poemas” em 2001; “Fascinação” no ano de 2007 e por último “Vista Alegre – a minha terra” em 2008 onde publica a história do Bispo D. Manuel de Moura Manoel, da Capela da Nossa Senhora da Penha de França entre outras histórias do lugar e das suas gentes. De realçar que neste seu último livro vem publicada a certidão de nascimento do Bispo D. Manuel de Moura Manoel.
Morreu com 95 anos no dia 17 de Setembro de 2015